segunda-feira, 16 de março de 2020

2. Gestão do Tempo e Planeamento

Métodos e Hábitos de Estudo  2. Gestão do Tempo e Planeamento

  

Em relação à gestão do teu tempo já deves ter observado que existem algumas horas do teu dia obedecem a um horário: as horas de aulas, as refeições e normalmente pouco mais. Se não organizares o resto do tempo, poderás verificar que o tempo se escapou e nem te apercebeste disso…
Numa semana tens 168 horas que poderá estar normalmente distribuída em…:
55 Horas para dormir
22 Horas para refeições
30 horas para aulas
E ….61 horas ou 9 horas por dia para estudo, lazer, …

Para uma boa gestão do teu tempo não basta organizar um horário das aulas, é necessário que organizes o tempo que ocupas nas aulas, nos transportes da escola para casa, nas atividades desportivas fora da escola, para saberes quanto tempo tens disponível para estudar.Deves ajustar as tuas atividades desportivas, de convívio, etc, com o tempo dedicado aos estudos. É necessário que estabeleças uma escala de prioridades, de modo a fazeres uma gestão racional do tempo, dedicando o tempo necessário a cada tarefa.
É desejável que dediques ao estudo individual, em média, um mínimo de 12 horas semanais.

APROVEITAR O TEMPO

Normalmente o rendimento intelectual da manhã pode ser superior ao da tarde e noite. Ao princípio da tarde pode haver um decréscimo da capacidade mental, mas o fim da tarde parece ser igualmente eficaz.
As horas mais rentáveis de estudo deverão ser dedicadas ao trabalho mais difícil e exigente. Antes de dormir é preferível realizar-se apenas revisões ligeiras e trabalhos de casa.

PAUSAS NO ESTUDO
Quando começas a sentir fadiga, é oportuno que faças uma pausa ou que mudes de assunto. Em relação à duração do trabalho, o ideal poderá ser realizar “pequenos períodos” pequenas etapas de esforço mais intenso e concentrado. 
Por exemplo, 2 horas com 2 intervalos renderão mais do que 2 horas seguidas. 
A norma poderá ser: 10 minutos de intervalo por cada hora de estudo. Nos intervalos, deverão ser evitadas atividades que distraiam de forma excessiva (como ver televisão, por exemplo).
Podes também mudar de assunto para evitares a saturação, mas não é conveniente mudares para uma disciplina semelhante (por exemplo, Francês e Inglês), pois isso poderá provocar confusões.

A IMPORTÂNCIA DE UM HORÁRIO

É muito importante elaborar um plano/ horário semanal para o estudo. Este terá de ser realista e ajustar-se às tuas necessidades. Deverá também ser flexível e incluir os compromissos futuros relativos às várias disciplinas (Por exemplo, trabalhos e testes, os quais poderás registar numa agenda pessoal).

O horário deverá funcionar como um guia para te levar a trabalhar com organização e regularidade.
A tua motivação, a autoconfiança e a persistência podem fazer subir o teu rendimento. Se desejas desenvolver uma atitude psicológica favorável à aprendizagem, deves procurar:

1 – Encontrar os motivos de interesse no teu trabalho escolar;
2– Refletir no teu futuro. Para isso, não deves estudar só pelo prazer dos prémios ou pelo receio de castigos imediatos;
3 – Ser autoconfiante. Deves valorizar as tuas capacidades e não as tuas limitações;
4 – Enfrentar as dificuldades sentidas com confiança. Para isso, deves acreditar no teu SUCESSO;
5 – Não te deixares vencer pelos momentos de desânimo. Deves ser PERSISTENTE.


Psicólogo Bruno Silva