segunda-feira, 16 de março de 2020

4.6 Realização de trabalhos de grupo

Métodos e Hábitos de Estudo - 4.6 Realização de trabalhos de grupo 



OS TRABALHOS DE GRUPO

Um grupo equilibrado preferencialmente não deverá ter normalmente mais de cinco elementos, de forma que todos possam participar ativamente nas tomadas de decisões e no desenvolvimento do trabalho. Contudo a composição de um grupo tem de estar relacionada com a tarefa ou trabalho que se irá realizar.

ETAPAS PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DE GRUPO

Primeira etapa - A definição do tema e dos objetivos do trabalho de grupo

Para que o trabalho possa ser realizado com êxito é necessário que o grupo defina claramente o tema (se este não for definido pelo professor), os objetivos, que estes sejam compreendidos e aceites por todos os elementos do grupo. Em caso de necessidade esta clarificação de objetivos deverá ser feita com o auxílio do professor.

Segunda etapa – O plano de trabalho de grupo 

No plano de trabalho de grupo são distribuídas as tarefas, definidas as regras de funcionamento do grupo e elaborar um plano ou esquema orientador do trabalho de grupo, que deverá ser apresentado ao professor.
As tarefas podem ser distribuídas de diversas formas:
•    Cada elemento seleciona um aspeto de trabalho que deseja realizar;
•    Ou os elementos discutem e decidem, por consenso, a divisão do trabalho;
•    Ou o grupo decide aceitar as orientações do líder do grupo.
Estabelecer regras - O equilíbrio do grupo necessita e exige regras. Estas deverão referir-se sobretudo do modo de funcionamento e dos prazos a cumprir, não devendo tolerar-se o não cumprimento das regras estabelecidas por acordo no grupo.
Relações Humanas
É muito importante cuidar das relações humanas, quer na sala de aula, quer fora dela. As boas relações interpessoais favorecem a confiança entre os alunos e entre estes e os professores, a cooperação e a produtividade do trabalho. Em grupo, o diálogo é a única forma correta de ultrapassar possíveis conflitos.  
As principais regras para a convivência são:
•    Escutar os outros, sem os interromper desnecessariamente;
•    Ter auto domínio, controlando os impulsos momentâneos;
•    Ser tolerante, compreendendo dificuldades dos outros elementos do grupo;
•    Corrigir sem ofender, manifestando as nossas divergências com cuidado e delicadeza;
•    Oferecer elogios, salientando os aspetos positivos do trabalho dos outros;
•    Usar o bom humor, acalmando e descontraindo o ambiente, nos momentos de tensão.

Terceira etapa – Realização do documento do trabalho de grupo

A realização do documento do trabalho de grupo envolve ações já abordadas na elaboração do um trabalho. Com a ajuda do plano ou esquema orientador do plano de trabalho de grupo os membros irão construir o documento do trabalho de grupo, com o contributo de todos os elementos do grupo para realizar um trabalho completo para entregar ao professor e ou para apresentar oralmente à turma.

O ÊXITO DOS GRUPOS

Os grupos bem-sucedidos promovem o rendimento intelectual, já que este é apoiado pelos acordos de cooperação entre alunos, que se estimulam mutuamente. A troca de ideias e a reflexão apoiam o progresso da aprendizagem. O trabalho em grupo apoia também o desenvolvimento da personalidade, já que a colaboração entre alunos previne o individualismo e o excesso de competição. Para além disso, o trabalho em grupo é cada vez mais importante como preparação para a vida profissional futura do aluno.


Psicólogo Bruno Silva