Métodos e Hábitos de Estudo - 4.6 Realização de trabalhos de grupo
Um grupo equilibrado preferencialmente não deverá ter normalmente mais de cinco elementos, de forma que todos possam participar ativamente nas tomadas de decisões e no desenvolvimento do trabalho. Contudo a composição de um grupo tem de estar relacionada com a tarefa ou trabalho que se irá realizar.
ETAPAS PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DE GRUPO
Primeira etapa - A definição do tema e dos objetivos do trabalho de grupo
Para que o trabalho possa ser realizado com êxito é necessário que o grupo defina claramente o tema (se este não for definido pelo professor), os objetivos, que estes sejam compreendidos e aceites por todos os elementos do grupo. Em caso de necessidade esta clarificação de objetivos deverá ser feita com o auxílio do professor.
Segunda etapa – O plano de trabalho de grupo
No plano de trabalho de grupo são distribuídas as tarefas, definidas as regras de funcionamento do grupo e elaborar um plano ou esquema orientador do trabalho de grupo, que deverá ser apresentado ao professor.
As tarefas podem ser distribuídas de diversas formas:
• Cada elemento seleciona um aspeto de trabalho que deseja realizar;
• Ou os elementos discutem e decidem, por consenso, a divisão do trabalho;
• Ou o grupo decide aceitar as orientações do líder do grupo.
Estabelecer regras - O equilíbrio do grupo necessita e exige regras. Estas deverão referir-se sobretudo do modo de funcionamento e dos prazos a cumprir, não devendo tolerar-se o não cumprimento das regras estabelecidas por acordo no grupo.
Relações Humanas
É muito importante cuidar das relações humanas, quer na sala de aula, quer fora dela. As boas relações interpessoais favorecem a confiança entre os alunos e entre estes e os professores, a cooperação e a produtividade do trabalho. Em grupo, o diálogo é a única forma correta de ultrapassar possíveis conflitos.
As principais regras para a convivência são:
• Escutar os outros, sem os interromper desnecessariamente;
• Ter auto domínio, controlando os impulsos momentâneos;
• Ser tolerante, compreendendo dificuldades dos outros elementos do grupo;
• Corrigir sem ofender, manifestando as nossas divergências com cuidado e delicadeza;
• Oferecer elogios, salientando os aspetos positivos do trabalho dos outros;
• Usar o bom humor, acalmando e descontraindo o ambiente, nos momentos de tensão.
Terceira etapa – Realização do documento do trabalho de grupo
A realização do documento do trabalho de grupo envolve ações já abordadas na elaboração do um trabalho. Com a ajuda do plano ou esquema orientador do plano de trabalho de grupo os membros irão construir o documento do trabalho de grupo, com o contributo de todos os elementos do grupo para realizar um trabalho completo para entregar ao professor e ou para apresentar oralmente à turma.
O ÊXITO DOS GRUPOS
Os grupos bem-sucedidos promovem o rendimento intelectual, já que este é apoiado pelos acordos de cooperação entre alunos, que se estimulam mutuamente. A troca de ideias e a reflexão apoiam o progresso da aprendizagem. O trabalho em grupo apoia também o desenvolvimento da personalidade, já que a colaboração entre alunos previne o individualismo e o excesso de competição. Para além disso, o trabalho em grupo é cada vez mais importante como preparação para a vida profissional futura do aluno.
Psicólogo Bruno Silva