segunda-feira, 16 de março de 2020

4.2 Leitura e compreensão de textos

Métodos e Hábitos de Estudo 4.2 - Leitura e compreensão de textos



O livro em formato de papel ou digital continua a ser o principal instrumento de estudo apesar, de vivermos na época do audiovisual e dos computadores.
Contudo, muitos alunos confundem o saber estudar com um tipo de leitura superficial que não leva à compreensão das ideias principais e à respetiva assimilação.
Uma leitura orientada para o estudo deverá fazer-se de acordo com as regras seguintes:
 ETAPAS DA LEITURA ATIVA LER BEM IMPLICA TRÊS GRANDES ETAPAS:
1ª Etapa - Levantamento
1 - Lê todos os títulos e subtítulos, sumário;
2 - Vê as figuras, quadros e gráficos;
3 - Procura ficar com uma ideia geral dos assuntos principais tratados no texto;
4 - Pensa um pouco sobre o que tu sabes sobre os assuntos a estudar.

2ª Etapa - Envolvimento
1 - Lê atentamente todo o texto;
2 - Sublinha as palavras-chave com marcadores;
3- Procura responder às questões expostas.

3ª Etapa - Revisão
1 - Revê pontos importantes revê notas, comentários, resumos;
2 - Fecha o livro e procura recordar as ideias principais;
3 - Repete recitando, o que acabou de ser estudado
4 - Procura explicar por palavras próprias os conceitos 
Para evitares desconforto quando lês, deves sentar-te de forma direita, colocar o livro sobre uma mesa a 35 ou 45cm dos olhos, podes fazer algumas pausas regulares para evitar o cansaço ocular e fazer alguns exercícios de relaxamento.

CONSULTAR O DICIONÁRIO

Só consegues captar as ideias de um texto se compreenderes as palavras desse texto. É por isso muito importante o uso de um dicionário sempre que encontramos palavras ou expressões desconhecidas ou de sentido duvidoso. 
O dicionário é uma fonte rápida e segura para tirares dúvidas e devemos tê-lo sempre à mão (um dicionário geral e, se necessário um dicionário especializado). Se não tivermos um dicionário, deveremos anotar as palavras cujo significado desconhecemos, para esclarecimento posterior. 
Através da consulta do dicionário, adquire-se também maior competência na comunicação oral e escrita.

VOLTAR AO INDICE DO PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO

Psicólogo Bruno Silva